A furação profunda é um processo essencial em setores que exigem furos retos, longos e de altíssima precisão. Além das aplicações industriais amplas, como moldes, indústria automotiva e aeroespacial, dois tipos de aplicação merecem um olhar mais aprofundado: os furos de refrigeração e as passagens de resistência.

O que são furos de refrigeração?

Em moldes e matrizes, os canais internos de refrigeração têm a função de controlar a temperatura do ferramental durante o processo de injeção ou conformação. Esses furos precisam ser longos, estreitos e extremamente precisos para garantir eficiência térmica e evitar zonas de aquecimento desigual.

Furação profunda com ferramentas do tipo “broca canhão” são ideais para criar esses canais, principalmente quando o acesso externo é limitado ou quando o design do molde exige circuitos internos complexos.

Na LGR é possível a execução dos furos longos desses canais até 3000mm de comprimento, podendo variar do diâmetro de Ø4,0mm a Ø38,0mm. 

Exemplo visual:

Passagens de resistência (elétrica ou térmica)

Na fabricação de blocos metálicos, cabeçotes, ou mesmo resistências tubulares, a furação profunda é utilizada para criar passagens internas onde são instalados resistores, cartuchos de aquecimento ou sensores térmicos.

Esses furos precisam:

  • Ter tolerância justa para garantir contato térmico eficiente
  • Apresentar acabamento superficial elevado
  • Serem retos, mesmo em profundidades elevadas, para garantir posicionamento correto do elemento inserido

 

Na LGR temos à disposição em estoque uma linha bem completa de ferramentas fabricadas para atender essas exigências, desde a tolerância, ao acabamento e a necessidade de concentricidade (ou batimento) dos furos. 

Exemplo visual:

Vantagens da furação profunda para essas aplicações

  • Repetibilidade dimensional em altos volumes
  • Redução de etapas de usinagem (não exige furação inicial curta)
  • Qualidade superficial que dispensa acabamento posterior

Tecnologias aplicadas

  • Brocas canhão: ideal para diâmetros pequenos e profundidades extremas
  • Máquinas CNC dedicadas: usadas para aplicações críticas com controle de refrigeração e pressão constante
  •  

Conclusão

Tanto os furos de refrigeração quanto às passagens de resistência representam aplicações de alta responsabilidade técnica — exigindo precisão, acabamento e controle dimensional que só a furação profunda pode entregar com eficiência.